6 vantagens de investir em salas comerciais para alugar

Tempo de leitura: 6 minutos

Você tem dinheiro guardado, quer fazê-lo render, mas não pode correr riscos? Em épocas de crise, encontrar uma aplicação financeira segura é praticamente impossível. A tradicional e boa poupança acaba sendo a escolha de muitas pessoas, mas o rendimento é baixo e, muitas vezes, é menor do que a inflação mensal, ou seja, você perde dinheiro.

O que fazer então? Investir em salas comerciais pode ser uma saída!

Já pensou em ter um andar de um prédio comercial seu e negociar um bom valor mensal pelo uso dele com uma empresa?

Ao aplicar o seu dinheiro em um imóvel voltado para a locação, além de você ter um retorno mensal, que poderá tanto complementar sua renda, quanto ser usado para novos investimentos, o espaço físico está lá, ou seja, você não perde dinheiro. Se precisar do valor todo para usar para outra finalidade, é só vender.

Não sabe se é melhor investir em sala comercial ou em apartamentos? Então siga a sua leitura e sane as dúvidas!

1. Salas comerciais para alugar? Por que não?

Você não gosta de correr riscos e quer empregar o seu dinheiro em algo realmente sólido? Os imóveis são boas opções. Embora a variação de preço possa ocorrer, se escolher uma localização adequada e uma construção com boa infraestrutura, a chance de ela ser valorizada é grande.

Claro que para isso, é preciso saber o que está comprando, avaliar a construção, a localização, observar o momento certo para fechar o negócio e ter a certeza de que está pagando um preço justo pelo bem adquirido. Outro ponto importante, é saber em qual tipo de imóvel investir: apartamento, casa, galpão, terreno ou salas comerciais para alugar? A dica é focar em salas comerciais para alugar.

2. É possível investir em salas comerciais mesmo sem ter muito dinheiro

Com um valor menor você consegue ter o primeiro bem e, depois, com o aluguel que receberá dele, poderá parcelar e investir em novos imóveis, se quiser. Salas comerciais são mais baratas do que apartamentos?

Não, na verdade não é possível fazer essa afirmação, porém, é importante pensar no tamanho dos imóveis. Enquanto um apartamento novo em um condomínio de luxo para ser atrativo precisa ser grande, ter três quartos ou mais, uma sala comercial, em um prédio bem estruturado, pode ter pouco mais de 30m².

Isso faz com que o preço total dela seja menor e, mesmo que você não tenha um grande valor guardado, terá a chance de comprá-la e garantir um rendimento mensal.

3. Há mais procura de salas comerciais para alugar do que apartamentos

Muitos brasileiros têm focado em ficar livres do aluguel e financiar um imóvel próprio. Essa tendência faz com que a locação de apartamento fique mais difícil e, com o tempo, caia ainda mais.

Do outro lado, as empresas estão preferindo locar um espaço à ter um imóvel próprio. Os motivos para essa inversão são diversos, mas um dos principais é que, atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de espaços comerciais para a locação, coisa que antes não acontecia.

Outro ponto que faz o setor empresarial optar pela locação, é que a venda do imóvel próprio ajuda a aumentar o capital de giro, o que é economicamente interessante. Com isso, as salas comerciais acabam tendo mais procura para a locação do que casas e apartamentos.

Vale lembrar também que há muitos profissionais que montam o seu próprio negócio e que entram no mercado anualmente. Médicos, dentistas, médicos veterinários, contadores, entre outros, precisam locar um ponto para atender aos clientes. Isso sem contar as empresas de diversos setores, que também precisam de local para acomodar os colaboradores.

Se você tiver salas comerciais para alugar poderá atendê-las. O negócio poderá ser ainda mais rentável, se você tiver um andar de um prédio que seja seu. É possível locá-lo para uma única organização, grande, que tenha vários colaboradores e necessite acomodá-los em escritórios próximos.

4. Contrato por mais tempo

Outro ponto positivo de investir em salas comerciais e não em imóveis para a moradia, é o tempo de contrato. Enquanto o aluguel de uma casa ou apartamento gira em média de dois anos, os contratos de salas comerciais para alugar chegam a 10 anos.

As empresas não querem mudar de endereço com frequência, pois isso traz muitos transtornos como:

  • Ter que alterar a documentação cadastral na prefeitura;

  • Mudar a documentação de cadastro no estado;

  • Precisar refazer folders, banners, flyers e outros objetos promocionais, para colocar o novo endereço;

  • Alterar o sistema de transporte de todos os colaboradores;

  • Reconquistar os clientes e fazer com que eles se desloquem para outro endereço e não mudem de empresa, entre outros.

Assim, elas preferem garantir que terão o ponto por muito tempo e optam por prazos mais longos na hora de assinar o contrato.

Com a locação a longo prazo, diminui a chance de você passar muito tempo com o imóvel vazio, como acontece com apartamentos.

5. Menor preocupação com manutenção do imóvel

O local limpo, bem cuidado e agradável estimula a produtividade da equipe. Além disso, o espaço físico bem conservado também passa uma boa imagem da empresa para o cliente. É por isso que as organizações sempre fazem o possível para manter tudo em perfeito estado de conservação. Algumas até investem em estrutura, e entregam a sala comercial melhor do que quando locaram e ajudam a valorizá-la.

O mesmo não vale para apartamentos. Nesse caso, se a moradia apresentar problemas ou não estiver agradando, o inquilino simplesmente se muda.

6. Retorno financeiro

Se mesmo depois dessa lista de vantagens você ainda está em dúvidas se vale a pena investir em salas comerciais para alugar, é hora de ter a certeza de que é um bom negócio. Enquanto o aluguel de um apartamento gira em torno de 0,5% a 0,6% do valor de venda do bem, rendimento esse semelhante ao da poupança (0,5%), o valor cobrado pela locação de um imóvel comercial fica entre 0,8 e 1%, ou seja, é muito maior.

Isso sem contar a valorização do bem em si. Se a localização for boa ou se o bairro tiver investimento do poder público, por exemplo, consequentemente o seu imóvel também será melhor avaliado e terá um preço mais alto de mercado.

Sanou as suas dúvidas? Já saber se vai adquirir apartamentos ou salas comerciais para alugar? recebam mais dicas interessantes como essas. Assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *