Como avaliar as vagas de garagem ao comprar um imóvel?

Tempo de leitura: 6 minutos

Avaliar vagas de garagem deve estar no checklist de quem quer alugar ou comprar um imóvel, seja ele residencial ou comercial. A vaga para carro é um item essencial em qualquer propriedade, pois dará a confiança de que o automóvel está seguro no local em que foi estacionado.

Para garantir a melhor área para deixar o carro, preparamos a lista com os pontos para avaliar vagas de garagem. Veja a seguir como escolher.

Os tipos de vagas de garagem

Antes de listar os pontos para avaliar vagas de garagem, é importante explicar que existem tipos diferentes de vagas. A seguir explicamos quais são:

Vaga autônoma

São vagas com escritura e fração própria. Ou seja, não está diretamente ligada ao apartamento. Por isso, pode ser facilmente vendida.

Vaga determinada

A vaga determinada é parte da escritura do imóvel, porém não é uma vaga autônoma. A vaga determinada também pode ser vendida, porém sua fração ideal não é transferida para o comprador.

Vaga indeterminada

A vaga indeterminada pertence ao condomínio e o morador detêm seu direito de uso. Por isso, não pode ser vendida. Normalmente, a determinação de quem usará a vaga é feita por meio de sorteios recorrentes, dessa forma há um rodízio no uso das vagas.

Vagas presas

As vagas presas são aquelas fechadas de todos os lados. Em um dos lados há um bloqueio, como uma parede, e nas laterais outras vagas. É chamada de presa porque um carro impede a passagem do veículo da vaga. Nesse caso, os vizinhos costumam ter as chaves uns dos outros para facilitar a movimentação.

10 dicas para avaliar vagas de garagem

1. O imóvel tem garagem

Durante a procura por um imóvel, quem tem carro deve usar a vaga de garagem como um quesito fundamental, assim como o número de quartos e banheiros. Informar essa exigência no primeiro contato com o corretor vai ajudá-lo a encontrar as melhores opções de imóveis.

2. Tamanho do veículo

Os veículos variam muito de tamanho, largura e altura. Não existe um padrão e isso pode atrapalhar a procura pela vaga. As vagas de imóveis mais novos são projetadas com espaço suficiente para acomodar automóveis um pouco maiores do que os comuns.

Porém, se o veículo da família for muito grande, como mini vans, jipes, etc., o recomendado é informar ao corretor antecipadamente. Com isso, o corretor pode selecionar as melhores opções e não fazer o cliente perder tempo.

3. Número de veículos

No caso dos apartamentos, algumas opções oferecem mais de uma vaga ou é possível alugar a vaga de um vizinho, o que não é possível com as casas.

As residências podem ter vagas maiores, que acomodam diversos carros, ou vagas menores. Caso contrário, algum veículo terá que ficar na rua.

4. Cobertura

A cobertura é fundamental para proteger o veículo. Alguns apartamentos não fazem a cobertura das vagas e não permitem que os moradores façam para não quebrar o padrão visual do ambiente. Porém, o carro dos moradores ficará embaixo de chuva, granizo, sol e qualquer outra ação do tempo.

Isso pode prejudicar o veículo, diminuindo a sua vida útil. Por isso, ao visitar um condomínio onde não há cobertura nas vagas, consulte a administração e se informe se a planos para mudar essa condição ou se o morador pode mudar.

5. Sinalização

A sinalização garante que as manobras dentro do estacionamento serão feitas com segurança. Evitando que enquanto um carro está saindo outro está entrando pelo mesmo caminho e podendo causar uma colisão.

Os pedestres também devem ter sinalizações que os orientem, como faixa, localização das escadas e elevadores.

6. Segurança

As vagas devem estar localizadas em posições seguras e protegidas. O estacionamento deve limitar o acesso de outras pessoas, como invasores que podem entrar para roubar pneus e acessórios. Além disso, o prédio deve ter um controle de acesso para moradores e visitantes, a fim de garantir a segurança geral do condomínio.

7. Vagas subterrâneas

As vagas subterrâneas são excelentes para diversos projetos, pois reduzem um bom espaço no empreendimento e eliminam a necessidade de criar cobertura para os carros. Por outro lado, uma vaga subterrânea pode ser bastante perigosa.

Esse tipo de vaga em apartamentos localizados em regiões que têm histórico de enchente e alagamento devem ser evitados. Uma enchente pode alagar o estacionamento e causar grandes prejuízos para os moradores.

Em outros casos, consulte o condomínio para saber se há seguro ou quais são as atitudes tomadas pelos responsáveis pela administração se uma tragédia desse tipo acontecer.

8. Iluminação

A iluminação também é um tópico importante para avaliar vagas de garagem. O estacionamento deve ser bem iluminado, não só para evitar colisões e acidentes com os carros, mas também para transmitir segurança aos moradores.

Chegar em um estacionamento grande e escuro, à noite, onde moram diversas pessoas desconhecidas, pode ser assustador. Por isso, avalie a iluminação do local, antes de fechar qualquer negócio.

9. Monitoramento por câmeras

As câmeras no estacionamento são fundamentais e devem estar sempre em bom funcionamento. Com elas, o condomínio consegue inibir a ação de pessoas mal intencionadas e identificar qualquer problema que possa acontecer no estacionamento.

Um objeto perdido, um risco ou batida em um veículo, além de outras ações prejudiciais ao dono do carro podem ser identificadas por meio das câmeras. Principalmente, os responsáveis.

10. Manobrista

Alguns estacionamentos oferecem como benefício ao cliente, o serviço de manobrista. O morador entrega o carro na portaria e vai direto para o seu apartamento ou casa, enquanto o manobrista estaciona.

Na saída, basta avisar na portaria e o manobrista leva o carro. Além dessa comodidade, o estacionamento deve ter acessórios de apoio, como carrinho para subir as compras, etc.

Avaliar as vagas de garagem deve ser uma ação onde o cliente coloca suas principais exigências em destaque. Faça uma lista com os critérios que são fundamentais para a sua família e leve para o seu corretor de imóveis, ele te ajudará a avaliar vagas de garagem.

Fique por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário, assine a newsletter do Blog da BH Brokers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *