11 tendências para decorar salas comerciais alugadas

Tempo de leitura: 6 minutos

Decorar salas comerciais alugadas é um desafio para todo empresário. O local nunca tem a cara da empresa, mas fazer qualquer mudança sempre exige alto investimento, reformas e muito transtorno.

Algumas dicas de decoração podem solucionar esse problema. O empresário não precisará fazer nenhuma grande reforma, intervenção no local ou em suas estruturas. Confira quais são as 11 dicas para decorar salas comerciais alugadas que separamos para você.

11 ideias para decorar salas comerciais alugadas

1. Flexibilidade

Uma sala comercial alugada deve oferecer flexibilidade para o locador para que ele movimente móveis e objetos de acordo com a sua necessidade. Quanto menos divisórias e paredes melhor para acomodar a todos no escritório.

2. Móveis

Assim como o ambiente deve ser flexível, os móveis também devem se moldar conforme a necessidade. Usar bancadas no lugar de mesas é o mais recomendado. As bancadas podem ser colocadas ou montadas em qualquer local.

Gaveteiros com rodinhas são fáceis de acomodar embaixo das bancadas, no canto da parede ou enfileirados no corredor. Extensões, réguas e tomadas devem ser espalhados por todo o ambiente, atendendo o profissional em qualquer lugar que ele precisar. Esses aparelhos podem ser acoplados na parede, nas mesas e no chão.

3. Armários

São necessários, mas não podem limitar o uso do espaço. A dica, nesse caso, é ter uma sala com todos os armários ou colocá-los nos cantos dos ambientes. Dessa forma, não impedem a passagem e não ocupam tanto espaço.

Além disso, a empresa deve avaliar toda sua documentação, o que é necessário ou não armazenar e o que pode ser colocado em nuvem. Com isso, minimiza a necessidade de tantos armários no escritório.

4. Paredes

Caso o espaço tenha paredes, aproveite-as na decoração. Invista na composição de quadros, use quadros de aviso ou coloque prateleiras de apoio. As paredes são vistas como limitador de espaço por alguns empresários, mas se forem bem usadas se tornam aliadas tanto da decoração quanto da funcionalidade.

5. Pisos

Pisos costumam ser um problema na decoração. Quando as salas são muito antigas, normalmente, os pisos também são. Quebrar tudo e trocar todo o piso é inviável em diversos casos. Existem algumas soluções para esse tipo de situação.

Uma delas é sobrepor o piso, o que também pode ajudar com a fiação elétrica, de telefone e internet. Na sobreposição de piso, um novo conjunto é colocado por cima daquele existente no local. O espaço entre um piso e outro é usado para passar as canaletas de fios e ligação das tomadas.

A outra alternativa é investir em tapetes e carpetes. O carpete pode ser feito sob medida e colocado de forma que cubra todo o piso antigo. Porém, essa solução exige higienização frequente, para não causar crises alérgicas nos colaboradores.

6. Cores

Outra solução bastante eficiente para decorar salas comerciais alugadas é investir na pintura do espaço. As cores são capazes de mudar o ambiente, torná-lo mais alegre, sóbrio, sério, etc. Além disso, pintar um ambiente é bastante econômico. A sugestão é usar as cores da identidade visual da empresa.

7. Elementos naturais

Plantas e objetos de madeira proporcionam leveza para os ambientes. As plantas dão vida e ajudam a criar decorações harmônicas, enquanto que a madeira proporciona um aspecto mais rústico e transmite conforto.

Esses elementos podem estar presentes em diversos ambientes. Porém, exigem cuidado. Cada tipo de planta precisa de um tipo de rega, luz e temperatura. Como o objetivo é utilizá-las na decoração, devem estar sempre bonitas.

A madeira requer menos cuidado, mas se for exposta ao sol e a chuva em excesso, como em áreas externas, por exemplo, devem receber tratamento específico para garantir sua durabilidade.

8. Iluminação

A iluminação também ajuda a decorar salas comerciais alugadas. A iluminação deve ser fria para manter a concentração dos colaboradores. Normalmente, as salas já contam com pontos de luz, que podem não ser os ideais para o negócio.

Nesse caso, o recomendado é contratar um eletricista para que ele possa avaliar o local e sugerir soluções para distribuir melhor a iluminação, avaliando a rede elétrica e as possibilidades de mudança. Além disso, invista em lâmpadas de LED, pois são mais econômicas.

9. Organização

A organização é parte fundamental de qualquer trabalho e também pode influenciar na decoração. Compartimentos, porta-canetas, papéis, pastas, entre outros itens ajudam a organizar e decorar o ambiente ao mesmo tempo.

Tome cuidado na hora de escolher os itens de organização que vão decorar as mesas e as salas da empresa. Pense na funcionalidade que o objeto proporcionará e não apenas se formará uma boa composição. Esses itens não podem dispersar a atenção e tirar o foco das atividades do trabalho.

10. Menos é mais

Decorar salas comerciais alugadas deve ser uma tarefa simples e não pode exigir muito tempo e dedicação dos empresários. Afinal, eles precisam fazer o negócio crescer.

É preciso considerar que o espaço é temporário e que a operação pode mudar de sala caso precise crescer, por isso a dica é usar o mínimo de itens e recursos necessários para decorar salas comerciais alugadas.

11. Busque auxílio profissional

Muitas vezes, com objetivo de economizar, o empresário gasta seu tempo e sua dedicação buscando alternativas para decorar o ambiente que não são as ideais. Contar com um profissional será mais efetivo e proporcionará um benefício que poderá minimizar o custo do processo.

O designer de interiores ou o decorador são profissionais especializados em construir projetos com base nas necessidades e objetivos do cliente. Esses profissionais têm uma visão mais clara e efetiva de como o ambiente pode ser decorado e adaptado para o sucesso da empresa.

Decorar salas comerciais alugadas também pode ser um processo prazeroso para o empresário. É muito gratificante ver que a empresa está tomando forma e ficando do jeito que foi idealizado. Mesmo que aquele local seja temporário.

Aplique as dicas que listamos neste conteúdo, proporcione um ambiente de trabalho agradável e produtivo para seus colaboradores e impressione seus clientes. Assine a newsletter do blog da BHBrokers e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *