10 causas para a desvalorização de imóveis

Tempo de leitura: 6 minutos

A desvalorização de imóveis não está relacionada apenas com as condições do bem em si. Uma série de fatores pode influenciar em como a propriedade é avaliada, inclusive fatores externos, que não dependem do proprietário para resolver.

Quem quer comprar, alugar ou vender um imóvel deve estar atento a esses fatores. Neste artigo, listamos quais são as 10 causas da desvalorização de imóveis. Confira!

10 causas para a desvalorização de imóveis

1. Vizinhança

A vizinhança influencia diretamente na desvalorização de imóveis pelos estabelecimentos e tipo de residências ao seu entorno. Um local com muitas casas noturnas, bares, igrejas, centro de treinamento, estádios de futebol, aeroportos, rodovias, etc., causam barulho e incomodam os moradores.

O trânsito nessas regiões também costuma ser intenso em alguns dias e horários, o que acaba dificultando a rotina dos moradores.

2. Localização

Estar distante de comércios, estações de metrô, supermercados, hospitais, farmácias, entre outras necessidades é motivo de transtorno para diversos moradores. Ninguém quer utilizar o carro a todo momento. Esse fator influencia até na saúde, pois com essas opções ao redor, o morador terá mais oportunidades de fazer leves caminhadas em sua rotina.

3. Segurança

A falta de segurança em uma região não deve ser vista apenas como um aspecto de desvalorização de imóveis, mas também como critério de exclusão. Uma propriedade localizada em bairros perigosos não deve ser considerada para compra ou locação.

Mesmo que o novo proprietário decida fazer melhorias no imóvel, como colocar cercas elétricas, câmeras e alarme, poderá sofrer com o medo de viver no local e colocar sua vida em risco.

4. Decoração

Por se tratar de propriedades de alto valor, é natural que os imóveis de alto padrão sejam vendidos com a sua decoração original. Muitas vezes, o novo dono procura algo completo, pronto para morar e não quer perder tempo e disposição com uma reforma.

Nesse sentido, uma decoração muito personalizada, bem característica e incomum pode afastar os compradores. Personalizações mais cleans, com tons mais claros, poucas texturas, têm mais chances de agradar os interessados.

5. Manutenção

Problemas elétricos, com a hidráulica, infiltrações, mofo, más condições de pintura, vazamentos e outras questões estruturais do imóvel refletem em sua valorização. O interessado que se depara com uma situação dessa já imagina o investimento que terá que fazer para corrigir todos os problemas.

Com isso, o proprietário será obrigado a diminuir seu valor de venda. Afinal, a mesma situação acontecerá por diversas vezes e vai atrasar a venda do imóvel. Isso é claro, se o interessado quiser fechar negócio, pois em grande parte dos casos os interessados tendem a procurar outra opção.

6. Acessibilidade

A aquisição de imóveis com mais de um andar é uma questão de preferência. Algumas pessoas gostam outras não. Ainda que essa seja uma preferência de quem está à procura, também acaba limitando o interesse.

Casas com muitas escadas serão descartadas ou a última opção de famílias que têm crianças, parentes idosos e animais de estimação.

7. Qualidade de escolas próximas

Algumas famílias preferem comprar imóveis perto de escolas. O ponto que deve ser avaliado nesse caso é o tipo de escola que tem na região. Escolas com bom desempenho costumam estar localizadas em bairros mais tranquilos e familiares.

Enquanto que as escolas com baixo desempenho, juntamente com a casas próximas, costumam ser vítimas de depredação.

8. Espaço

Independente de quantas pessoas vão morar no imóvel, ter espaço é sempre uma vantagem. Caso a família aumente não será necessário mudar de casa, é mais fácil de reformar os espaços, além de valorizar muito mais o imóvel.

Quanto menos espaço tiver no local, mais desvalorizado ele será perante ao mercado.

9. Documentação

A falta da documentação ou o atraso na sua regularização são motivos de desistência por parte dos compradores. Quando a negociação é feita diretamente com o proprietário ou por profissionais que não são especializados isso é mais comum de acontecer.

Nesses casos, o interessado só é informado sobre os problemas com a documentação quando está nas etapas finais de negociação, quase fechando a compra. Além de causar uma grande frustração, o interessado terá que recomeçar suas buscas.

Por isso, é fundamental ter o suporte de uma empresa ou consultores especializados.

10. Garagem

O mercado imobiliário está vivendo um boom de imóveis compactos. Onde os ambientes são integrados, espaços são reduzidos, ambientes particulares se tornam compartilhados ou deixam de existir, como é o caso das garagens.

Em grandes centros isso já é realidade. Diversos empreendimentos estão sendo desenvolvidos pensados em ocupar cada vez menos espaço nos terrenos e nas ruas, tirando os carros de circulação.

Para algumas pessoas essa é uma excelente alternativa para acabar com os problemas de mobilidade e proporcionar à população um número maior de moradias. Por outro lado, famílias, pessoas que viajam muito ou moram distantes de pontos comerciais e médicos necessitam de seus veículos.

Por esse motivo, não ter uma vaga é um dos pontos que causa a desvalorização de imóveis. Quem não abre mão do veículo precisa ter um local para deixá-lo em segurança e contratar o serviço de estacionamento pode não ser tão vantajoso.

Como não ser prejudicado pela desvalorização de imóveis

Alguns dos pontos citados acima são um pouco óbvios para quem está procurando uma propriedade e até mais simples de avaliar, outros porém só podem ser avaliados por um especialista. Não corra o risco de se enganar com a desvalorização de imóveis.

Para ter segurança durante a procura, negociação e fechamento do negócio é fundamental contar com o apoio de um profissional ou consultoria especializada. Os profissionais darão toda a orientação e prestarão todo o suporte que um comprador precisa para fechar o negócio dos sonhos.

A BH Brokers está há anos no mercado atendendo clientes que estão em busca do imóvel ideal e pode ajudar em todas as etapas do processo. Assine a newsletter e acompanhe todas as novidades do mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *