Como escolher o imóvel ideal para aumentar a família?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem pretende aumentar a família, muitas vezes, precisa procurar um novo imóvel para morar. O casamento, a chegada do primeiro filho, a vinda de outros filhos ou a adoção de um animal exigem mais espaço para a residência.

Dependendo da nova formação, mais quartos serão necessários, sala e cozinha maiores, quintal ou varanda, opções de lazer, etc. Veja a seguir quais fatores levar em consideração na escolha de um imóvel para quem vai aumentar a família.

Como escolher o imóvel ideal para aumentar a família?

Cada família tem suas próprias particularidades e necessidades. Esses pontos devem ser considerados na hora de decidir por um imóvel maior. Algumas famílias não abrem mão de viverem em casas, enquanto outras preferem apartamentos. Cada um desses modelos de propriedade conta com suas limitações.

Os apartamentos, por exemplo, costumam oferecer mais segurança. Porém, são menos espaçosos. Já as casas, apesar de mais vulneráveis, podem ter grandes áreas reservadas, piscinas, entre outras comodidades exclusivas. Liste as prioridades para a sua família antes de decidir e use as opções a seguir para se guiar.

1. Planejamento familiar

O casal deve fazer um planejamento familiar considerando as hipóteses. Se pretende aumentar a família com filhos, quantos serão? Em um prazo de quanto tempo?

As expectativas com o futuro também são importantes. A família vai morar no mesmo lugar ou pretende mudar? Caso queiram mudar no futuro, o imóvel será vendido ou alugado? Essas informações vão influenciar até na negociação do imóvel. Sua estrutura deve valorizá-lo, facilitando sua venda ou locação.

Além disso, algumas situações dificilmente são consideradas, mas é importante pensar desde já, se o objetivo é ter um imóvel para um período maior. Uma delas é sobre o futuro dos pais do casal. Filhos únicos costumam se responsabilizar pelo cuidado com os pais idosos e essa situação não deve causar estresse na família. Nesse caso, haveria condições de recebê-los?

2. Estilo de vida familiar

O estilo de vida da família vai influenciar diretamente na escolha do imóvel. É importante pensar também como essa rotina será afetada depois de aumentar a família. Terá alterações com um bebê ou o objetivo é permanecer igual?

Algumas famílias são mais tranquilas e passam muito tempo em casa, enquanto outros costumam sair mais para a casa dos amigos e há também aqueles que gostam de receber. Quem costuma dar festas, fazer jantares e churrascos precisa ter um espaço para isso.

Salas espaçosas, cozinhas grandes, varandas, espaços gourmet, churrasqueiras e piscinas são áreas que podem contemplar o morador que gosta de estar sempre rodeado de pessoas.

Por outro lado, se o casal gosta mais de sair e costuma viajar bastante, terá pouco tempo para aproveitar essas áreas, por isso talvez não valha o investimento.

3. Animais de estimação

Quem pensa em aumentar a família adotando bichinhos de estimação também deve avaliar o imóvel. Assim como as pessoas precisam de espaço, os animais também. Cachorros de pequeno porte e gatos se adaptam bem dentro de casa. No caso dos felinos, é preciso ter cuidado com algumas questões de segurança, como janelas e varandas altas.

Os cachorros de grande porte precisam de mais espaço, para correr e se exercitar, caso contrário ficam estressados e podem até desenvolver doenças. Isso sem falar em outros tipos de animais que também podem ser adotados, como coelhos, iguanas, roedores etc.

Além disso, deve-se pensar na quantidade de animais que vão viver na casa. É bastante comum que o dono adote, depois de um tempo, outros animais para fazer companhia uns aos outros.

4. Home Office

O trabalho home office tem se tornado cada vez mais frequente. Se esse for o caso de algum membro da família, deve ser considerado na hora de escolher a configuração do imóvel. Ter um espaço de trabalho reservado e adequado ajudará o profissional em sua rotina.

Esse espaço não deve ser compartilhado com o quarto, a sala de estar ou de TV, pois o morador precisa de silêncio para se concentrar.

5.  Localidade

Como falamos no início, deve-se pensar por quanto tempo a moradia será utilizada pela família. Mesmo que tenha um prazo determinado, a localização deve influenciar na escolha. O ideal é que a localização do imóvel favoreça a rotina dos moradores. O local escolhido deve ser estratégico para a família, como por exemplo próximo do trabalho.

Deve contar também com boa infraestrutura ao redor, com supermercados, farmácia, centros médicos, escolas, entre outros serviços. Dessa forma, evita-se um tempo de deslocamento considerável entre um local e outro.

6. Lazer

As opções de lazer devem ser variadas. As famílias que optarem por morar em casas devem avaliar quais são as opções de lazer próximas ou ao redor da sua localização. Com isso, evitarão o deslocamento de grandes distâncias para ir ao cinema, teatro, show, parques, etc.

Quem optar por morar em condomínio deve avaliar as opções que o prédio oferece aos moradores. Quadras poliesportivas, piscinas, sauna, academia, espaço de estética, spa, são algumas das opções mais comuns nos condomínios.

Adicione em sua lista de critérios quais são as opções de lazer mais relevantes para a família. Casais que gostam de correr, por exemplo, precisam estar em um ambiente que favoreça a prática da atividade.

7. Investimento

Aumentar a família vai impactar diretamente no orçamento da casa. Ter um imóvel com todos os recursos e benefícios desejados vai aumentar a despesa mensal do casal. Por isso, além de considerar todos os desejos dos moradores, é fundamental entender como será feito o investimento para conquistá-los.

Algumas opções viáveis são a venda de um imóvel para dar o valor de entrada em outro, a locação de outras propriedades e até o financiamento do novo imóvel. Antes de fechar qualquer negócio, estude sobre a propriedade e as intervenções que serão necessárias para deixá-la como a família deseja.

Aumentar a família é uma alegria que deve ser compartilhada com bons momentos. Ter um espaço seguro e adequado para acomodar a todos fará toda a diferença. Precisa de ajuda para encontrar o imóvel ideal? Converse com os nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *