6 dicas para organizar o home office ideal

Tempo de leitura: 6 minutos

O que antes parecia um sonho, agora é possível. O trabalho em casa vem se tornando uma alternativa tanto de empresas, quanto para profissionais autônomos. Se para você essa forma de atuar profissionalmente já é uma realidade, é preciso ficar atento ao local  escolhido para desenvolver a atividade e à forma de organizar o home office.

Lembre-se de que embora seja bom poder fazer o próprio horário de trabalho e evitar perder tempo no deslocamento até a empresa, para que tudo dê certo é preciso estar focado. Isso só será possível se você tiver um ambiente agradável, silencioso e organizado para trabalhar.

Está preparado para esse desafio? Então confira dicas e monte o local de trabalho perfeito dentro do seu apartamento.

1- Antes de organizar o home office, escolha o lugar certo

Muitas pessoas acreditam que qualquer lugar da casa pode virar um home office, mas isso acaba não funcionando bem. Se você escolhe a sala de jantar para trabalhar, por exemplo, provavelmente será interrompido diversas vezes.

Uma pessoa que chega em casa, o filho que pede alguma coisa, o barulho da TV, tudo tira a atenção e prejudica o rendimento do trabalho. Por isso, a primeira coisa a ser feita é escolher um espaço adequado para transformá-lo em seu ambiente profissional.

Há um quarto pouco usado em seu apartamento? Essa seria a escolha ideal. Um local arejado e iluminado, que possa ser destinado apenas para essa finalidade, é a melhor escolha.

O cômodo não precisa ser grande, mas deve ter espaço para mesa, cadeira e um arquivo ou estante. Tudo o que você precisa para trabalhar com conforto.

2- Tomadas são importantes

Antes de começar a montar o local, verifique a disponibilidade de tomadas. Lembre-se de que você vai precisar ligar diversos equipamentos em seu escritório. Há tomadas para todos eles?

Imagine a localização do:

  • Computador;

  • Impressora;

  • Climatizador ou ventilador;

  • Luminária.

Verifique se há como ligar todos os aparelhos. Se não houver, chame o eletricista para fazer as alterações necessárias antes de colocar os móveis. Isso evitará bagunça com fios e extensões pelo meio do escritório.

3- Escolha os móveis certos para organizar o home office

Agora é o momento para pensar em conforto, praticidade, adequação e decoração. Claro que as cores e o design dos móveis devem ser agradáveis, mas é necessário que eles sejam funcionais. Providencie os seguintes móveis:

  • Mesa para o computador: há modelos coloridos e interessantes, para deixar o seu local de trabalho mais estiloso. Prefira as com gavetas, pois poderão ser usadas para deixar documentos e itens de uso diário, como caneta e carimbo, guardados nela;

  • Escrivaninha: caso caiba, além da mesa para o computador, tenha uma escrivaninha. Ela servirá tanto para apoio de livros e documentos, quanto para uso para leitura, organizar papéis ou realizar algum trabalho que não seja no computador;

  • Cadeira ergonômica: escolha a certa, para evitar dores e lesões durante o trabalho. A cadeira deve ter encosto, de preferência ajustável. É essencial que tenha braços e altura também ajustáveis;

  • Arquivo ou gaveteiro: a escolha entre o arquivo, mais alto, ou o gaveteiro, que pode ser colocado até embaixo da mesa de escritório, vai depender do espaço que você tiver. Porém, ter um deles é muito importante, para que tenha como guardar cópias de notas fiscais, documentos de clientes e materiais diversos, sem que o espaço fique bagunçado;

  • Estante ou prateleira: se você precisar ter livros por perto e tiver espaço, uma estante adequada é uma escolha interessante, mas é possível optar também por prateleiras reforçadas. Colocadas direto na parede, mais altas, servem tanto para receber objetos de trabalho quanto para itens de decoração;

  • Poltrona ou sofá: você precisa receber, esporadicamente, um colega de trabalho ou um cliente em sua casa? Às vezes isso se faz necessário, para uma reunião curta ou a análise de um projeto. Se for o caso, considere ter uma poltrona, sofá ou até mais uma cadeira ergonômica, para que a pessoa possa ser bem recebida.

4- Iluminação é tudo!

Uma pesquisa publicada na revista Cell, a equipe de Harvard Medical School, diz que a exposição à luz solar intensifica a produção de endorfina pelo corpo. A produção é feita pela glândula hipófise e o hormônio estimula a sensação de bem-estar, melhora o humor e a sensação de conforto. Consequentemente, aumenta a produção na hora do trabalho.

Por isso, aproveite a luz natural. Deixe as janelas abertas e posicione o monitor, de forma que a luz do sol não bata diretamente nele, para não incomodar.

Não se esqueça também de providenciar uma luminária. Em dias mais escuros ou se precisar trabalhar durante a noite, ela ajudará a deixar o ambiente mais agradável e adequado para o trabalho.

5- Acessórios importantes para organizar o home office

Já escolheu os móveis e providenciou a iluminação? Agora é hora de ver os acessórios. Alguns itens são importantes para manter o ambiente organizado e limpo.

Um deles é a lixeira. Você pode tanto comprar uma neutra, quanto fazer dela um objeto de decoração. Há uns modelos pequenos, para escritórios, com estampas ou cores fortes, que tornam esse item divertido e especial.

É interessante providenciar também organizadores de mesa. Neles, você coloca clips, caneta, lápis, entre outros objetos de uso frequente. Assim, manterá tudo organizado e com acesso fácil.

As bandejas para colocar papéis são importantes, para separar e não deixar os documentos pendentes espalhados. Elas podem ficar no canto da escrivaninha, para que você guarde boletos que precisem ser pagos, notas ou outros papéis que ainda não devem ser arquivados.

Quer organizar as gavetas também? Manter tudo no lugar não é tão simples, mas se você usar as divisórias nas gavetas terá mais facilidade em acomodar cartão de visitas, bloco de notas, entre outros.

No arquivo, etiquete pastas e materiais, para ficar mais fácil encontrar o que precisa. Você pode também separar os documentos por pastas coloridas, para que fiquem mais organizadas e simples de serem encontradas.

6- Personalize o seu home office

Trabalhar em casa permite que você coloque em seu ambiente de trabalho objetos pessoais. Fotos, itens de decoração e até quadros especiais podem ser usados para deixar o escritório com a sua personalidade.

Uma floreira na janela ou um vasinho de suculentas em cima da mesa, também faz com que o local fique mais charmoso e agradável. Capriche na decoração e sinta-se bem em seu home office.

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